As vantagens de ter máquinas de cartão no seu negócio

As vantagens de ter máquinas de cartão no seu negócio

Nos dias atuais, não disponibilizar máquinas de cartão no seu estabelecimento pode impactar seriamente no faturamento, pois as transações com cartões de débito e crédito vêm aumentando ano após ano. Em 2018, por exemplo, as vendas por cartões movimentaram um total de 1,55 trilhão de reais, um crescimento de 14,5% em relação ao ano anterior. E o mais legal é que há muitas boas opções de empresas que facilitam a vida do empresário/lojista oferecendo máquinas de cartão com taxas competitivas.

Para falar de maneira mais detalhada sobre esse assunto, preparamos um conteúdo a fim de indicar os benefícios que o seu negócio pode obter ao adotar essa importante ferramenta. Acompanhe!

A popularidade das máquinas de cartão

Conforme já mencionamos, não adotar essa solução pode ser muito prejudicial para um negócio.

Isso se deve a muitos motivos, mas, entre os principais, podemos indicar o largo uso dos cartões de crédito e débito pelo consumidor em clara substituição ao dinheiro em espécie e ao crediário.

Por isso, não oferecer essa alternativa pode acarretar na perda de muitas oportunidades de vendas. De fato, quanto mais opções de pagamento são oferecidas, maior a probabilidade da venda ocorrer e, também, de satisfazer o cliente.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo SEBRAE em 2018, quase 46% das pequenas empresas ofereciam o pagamento por cartões a seus clientes. Entre os microempreendedores individuais (MEI), cerca de 37% dos empresários entrevistados passaram a utilizar as máquinas entre 2016 e 2018. Ou seja, se antes as máquinas de cartão eram vistas apenas em grandes redes e lojas de shopping, hoje o consumidor paga o táxi e, até, o camelô com o “dinheiro de plástico”, uma revolução que há alguns anos poucos acreditariam.

Uma das principais justificativas apresentadas pelos empresários para explicar o investimento nessa tecnologia é o aumento da concorrência entre as empresas que oferecem o serviço. De fato, houve um aumento da oferta, com novos operadores oferecendo aparelhos sem aluguel e com taxas mais competitivas. Com isso, as máquinas de cartão tornaram-se acessíveis para novos perfis de empresas.

As vantagens

Mas afinal, quais seriam os reais benefícios trazidos por quem opta por esse tipo de solução? Abaixo, listamos alguns deles.

Uma opção prática para os clientes

Em primeiro lugar, as máquinas proporcionam operações rápidas e simples. E isso, de fato, faz com que muitas pessoas não queiram mais utilizar dinheiro vivo. Para empresas que têm negócios online, o oferecimento dessa forma de pagamento passa a ser uma exigência, até para dar agilidade ao processo de venda e não ter que esperar pelo pagamento de um boleto bancário,capturando o cliente por impulso.

Garantia de segurança

Segurança, em transações financeiras, é um ponto de extrema importância, não somente para os clientes, mas, também, para os empresários/lojistas.

As operações feitas por cartão são extremamente confiáveis, pois contam com mecanismos de segurança eficazes. Além disso, essas operações diminuem a quantidade de dinheiro vivo em caixa e permitem que o consumidor vá às compras sem dinheiro na carteira. Nos dois casos, eventuais prejuízos com roubos e furtos são minimizados.

Ganho de agilidade e precisão na gestão financeira

A utilização das máquinas permite que se utilizem ferramentas destinadas ao controle de vendas. A conferência bancária também pode ser facilitada por meio de softwares. Atualmente, muitas operadoras de máquinas de cartão oferecem esses recursos, os quais permitem realizar processos de conciliação em poucos minutos.

Maior flexibilidade do negócio

As máquinas de cartão aumentam, também, as possibilidades de expansão dos serviços oferecidos aos cliente, o que pode ser uma excelente oportunidade de aumentar as receitas. Um exemplo óbvio são os serviços de entrega (delivery) dos produtos na casa do cliente. Afinal, quem, nos dias de hoje, consegue imaginar um rapaz entregando uma pizza na casa do cliente sem trazer uma máquina de cartão de crédito e débito para pagamento?

Escolhendo uma máquina de cartão adequada: aderindo ao serviço

maquina de cartão melhor

No entanto, diante da infinidade de opções disponíveis no mercado, como escolher uma máquina de cartão adequada ao perfil do comerciante?

O ideal é que, ao fazer uma escolha, o empresário tenha em vista as reais necessidades do seu negócio. Algumas dicas podem ser úteis para a maioria dos casos e segui-las possibilita oferecer comodidade ao cliente sem perder de vista uma futura expansão do negócio.

Assim, recomenda-se a adoção de um aparelho que aceite as principais bandeiras de cartões do mercado. Isso tornará o negócio mais atrativo para o público.

Um ponto bastante importante é a opção pelo pagamento de um valor fixo mensal pela locação da máquina ou por se efetuar a compra da mesma.

Deve-se, ainda, procurar conhecer as taxas cobradas pelas máquinas de cartão, seja nas compras à vista ou parceladas. Essas taxas variam de acordo com o ramo de atuação da empresa e com os parcelamentos a serem oferecidos ao cliente.

Um outro aspecto super relevante é a taxa de antecipação de recebíveis. Muitos empresários acabam parcelando as vendas ao consumidor e antecipam esta receita gerada com as empresas de máquinas de cartão. A antecipação de recebíveis, assim, é um elemento importante para muitos empresários, mas se esta taxa cobrada pela máquina de cartão não for devidamente avaliada, o empresário pode ter seu fluxo de caixa prejudicado.

Assim, da cuidadosa avaliação destes três custos (aluguel da máquina ou sua compra, taxas pelo tipo de parcelamento e antecipação de recebíveis) é que o empresário deve decidir pela máquina de cartão mais adequada ao seu negócio.

O empresário que quase não vende parcelado pode optar por uma máquina que cobre uma taxa super competitiva no pagamento à vista, mas que tenha uma taxa de antecipação de recebíveis mais salgada. Já um empresário que vende em muitas parcelas no cartão e precise antecipar estas receitas, precisa encontrar uma máquina de cartão cuja taxa de antecipação de recebíveis seja bastante competitiva.

Não fique para trás!

Diante de todas essas vantagens, devemos ressaltar que o oferecimento de pagamento por meio de cartões pode fazer com que o seu negócio cresça mais rapidamente e se alinhe com as tendências de mercado. As empresas resistentes à implantação de máquinas de cartão estão perdendo cada vez mais os seus clientes.

Assim, as máquinas de cartão são o futuro e o presente do novo mercado. Aceitar essa realidade pode ser o primeiro passo para o crescimento. Os Drs. protect podem ajudar você a encontrar o remédio certo para as suas necessidades. Fale agora mesmo com um Doutor protect e saiba mais!

E você, tem conhecimento de mais alguma vantagem oferecida por esses aparelhos? Alguma experiência com essa solução? Conte-nos!

No Comments

Post A Comment