Vale a pena abrir uma franquia? Descubra se esse negócio é para você

Vale a pena abrir uma franquia? Descubra se esse negócio é para você

Abrir uma franquia pode ser um dos melhores caminhos para quem deseja empreender e montar seu próprio negócio através de uma marca já consolidada no mercado e com expertise de expansão.

No entanto, para que tudo ocorra bem, quem deseja abrir uma franquia deve prestar atenção em pontos importantes para não ter problemas.

A fim de explicitar as vantagens e os pontos de atenção do sistema de franchising, preparamos um conteúdo inteiramente dedicado ao assunto. Confira!

Comecemos pelo início: o que é uma franquia e como funciona?

Tem-se um sistema de franquia quando o representante e dono de uma marca, o franqueador, cede os direitos de utilização dessa marca, bem como toda a metodologia de distribuição de seus produtos e serviços a um terceiro, o franqueado, através de um contrato.

Nessa relação entre franqueador e franqueado, não há vínculo empregatício entre as partes, ainda que o franqueado detenha o direito de utilização da marca.

Nesse processo, o franqueador informa, ainda, toda a estrutura que será necessária para o desenvolvimento das atividades, como os móveis e equipamentos que se deve ter. Essa estrutura pode comportar desde layouts exclusivos, até a utilização de softwares e serviços personalizados.

O empresário que deseja se tornar um franqueado, assina um Contrato de Franquia mediante o pagamento da Taxa de Franquia para a permissão de utilização de todo a metodologia, know-how e marca do franqueador .

Há, ainda, a necessidade de se pagar uma determinada quantia, os Royalties, para o franqueador, a fim de que este tenha condições de oferecer todo o suporte técnico e operacional necessários para que o franqueado desenvolva suas atividades com tranquilidade. Os Royalties podem ser cobrados por meio de um valor fixo em reais ou por um percentual das vendas do franqueado.

Em linhas gerais, podemos dizer, pois, que são quatro os princípios básicos de uma franquia:

  1.   A concessão de uso da marca;
  2.   A transferência de processos;
  3.   Licença para comercialização de produtos e serviços;
  4.   O suporte contínuo às unidades franqueadas.

As vantagens de se abrir uma franquia

Assim, podemos dizer que as franquias são bons negócios para quem pretende empreender, mas gostaria de montar um negócio através de um modelo já consolidado e com orientações claras.

A fim de explorar mais os benefícios que podem advir desse modelo de negócios, listamos abaixo alguns pontos importantes.

Contar com uma marca reconhecida

A primeira vantagem diz respeito à possibilidade de o franqueado contar com o uso de uma marca bem estabelecida e com boa reputação no mercado.

Ademais, contar com um departamento de marketing e propaganda já estruturado é também uma enorme vantagem.

Garantia de bons fornecedores

As franquias são, em geral, muito criteriosas em relação à escolha de seus fornecedores. Logo, na maioria dos casos, essa preocupação não deve recair sobre os franqueados.

Auxílio ao empreendedor

Uma enorme vantagem é poder contar com uma equipe orientada para prestar toda a assistência aos franqueados.

Esse auxílio inicia-se, na maioria das vezes, na forma de treinamentos completos, nos quais são explicados os detalhes acerca de produtos e processos para a continuidade das operações do franqueado. Mas preste atenção se o franqueador, efetiva e continuamente, oferece todo o respaldo necessário para que cada franqueado mantenha sua operação melhor a cada dia, seja tirando dúvidas que, por ventura, apareçam, seja buscando sempre os melhores fornecedores e condições para o bom andamento dos negócios.

Bons pontos comerciais

Alguns franqueadores oferecem, também, assistência ao franqueado para que pontos comerciais bem localizados para aquela franquia sejam encontrados.

Facilidade de financiamento

Você sabia que a mortandade de empresas no Brasil é de cerca de 50% nos primeiros 2 anos de operação e que no caso de franquias esse índice é de cerca de 5%, ou seja, 10x menor?

É justamente devido a esse baixo índice de falências de franquias que os candidatos a franqueados podem conseguir com relativa facilidade empréstimos bancários e, melhor, com juros menores.

Analisando planos de negócio

Os franqueados têm acesso, também, a planos de negócios preparados para cada unidade de franquia, permitindo que ele avalie, com antecedência, a viabilidade do negócio proposto pelo franqueador.

Organização

Como uma última vantagem, temos que as franquias já possuem seus procedimentos padronizados e sua eficiência operacional já previamente testada, o que dá uma segurança maior ao empreendedor.

Abrir uma franquia: um excelente negócio

Com todas essas vantagens, é perceptível que o sonho de se tornar um empreendedor e se estabelecer no mercado pode ser realizado com um investimento nesse tipo de negócio.

Com todo o suporte oferecido, abrir uma franquia pode ser uma excelente oportunidade para quem deseja entrar no mundo dos negócios através de um formato já consolidado e com probabilidade muito maior de sucesso ou, até mesmo, para quem já é empresário e deseja expandir seu ramo de atuação.

Que tal fazer parte da Drs. protect?

Se você deseja fazer parte de uma rede de franquias em crescimento no país e garantir um bom retorno com um baixo investimento, que tal conversar com a gente?

A Drs. protect oferece todo o suporte necessário para o crescimento e desenvolvimento do franqueado. Conte conosco para realizar o sonho de empreender! Fale com um consultor agora e descubra como abrir uma franquia Drs. protect.

No Comments

Post A Comment