Por que um plano de Previdência Privada é vantajoso?

Por que um plano de Previdência Privada é vantajoso?

Um plano de Previdência Privada é extremamente vantajoso para quem pensa no seu futuro ou no dos seus filhos. Ele garante o recebimento de um valor futuro que pode ser pago mensalmente ou em uma única parcela. Existem algumas modalidades de contribuição para o fundo que devem ser avaliadas por cada pessoa, algumas delas permitem, inclusive, abatimento no imposto de renda. Neste artigo vamos explorar:

  • Quem pode fazer um plano de Previdência Privada
  • Como funciona um plano de Previdência Privada
  • Cobrança de impostos: tabela regressiva ou progressiva
  • As diferenças entre PGBL e VGBL
  • É possível desistir do plano e receber o valor?

Vamos lá?

Quem pode fazer um plano de Previdência Privada

Qualquer pessoa pode fazer um plano de Previdência Privada, pois ele não possui idade mínima ou máxima. O investimento varia de acordo com a realidade financeira de cada um.
plano de previdência privada

Como funciona um plano de Previdência Privada

Um plano de Previdência Privada pode ter duas modalidades de contribuição e duas modalidades de resgate. Quem o faz, tem a opção de pagar um valor em uma única vez, o que é pouco usual, ou de pagar um valor mensal durante um determinado período. Para o resgate, o plano é semelhante: a pessoa pode optar em receber um valor mensal até o fim da vida ou o valor total investido e corrigido.

Cobrança de impostos: tabela regressiva ou progressiva

É muito importante estar atento à tabela escolhida na hora de fazer seu plano de Previdência Privada, pois ambas têm as suas vantagens e desvantagens em cada caso. A tabela regressiva é ideal para quem planeja deixar os recursos aplicados por mais tempo, pois a alíquota incidente sobre resgates inicia-se em 35% (recursos aplicados em até 2 anos) e diminui progressivamente até 10% (recursos aplicados por 10 anos ou mais). Já a tabela progressiva é a melhor opção para quem planeja resgates dos valores investidos antes do prazo de vigência da Previdência contratada (alíquota única de 15%) ou para aqueles que pretendem receber após a este prazo um benefício anual que seja isento de IR (este valor muda periodicamente).
plano de previdência privada

A diferença entre PGBL e o VGBL

O PGBL – Plano Gerador de Benefício Livre – é indicado para pessoas com renda mais alta, pois o valor pago pode ser deduzido do imposto de renda, gerando assim, uma economia. Mas é importante salientar que isso acontece desde que o valor investido não ultrapasse 12% da renda bruta anual, que a pessoa faça uso da Declaração Completa do Imposto de Renda e que a pessoa contribua para a previdência social (INSS). No entanto, ao final do plano, o imposto a ser descontado será sobre o valor total constante no plano, ou seja, os recursos investidos mais os rendimentos gerados.
Já o VGBL – Vida Gerador de Benefício Livre – não oferece desconto no imposto de renda e, na hora do resgate, o imposto incidirá apenas sobre o rendimento e não sobre o todos os recursos investidos. Dado o que expomos acima, é um produto mais voltado a quem tem renda não tão elevada e opta pela Declaração Simplificada do Imposto de Renda.

É possível desistir do plano e recuperar o valor investido?

Sim. Quem faz um plano de Previdência Privada pode desistir a qualquer momento e resgatar o dinheiro investido. Porém, é importante ficar atento às cláusulas contratuais com a seguradora para evitar prejuízo.
plano de previdência privada

Afinal, por que é tão vantajoso?

Os planos de Previdência Privada são ferramentas especialmente importantes para pessoas que não possuem o hábito de, sozinhas,  economizar recursos ou que não possuem conhecimento suficiente para escolher as melhores opções de investimento. Por fim e não menos importante, os rendimentos da Previdência Privada não sofrem a incidência do IR semestralmente, como é o caso de investimentos em fundos de investimento, o que pode gerar alguns ganhos interessantes.
Por isso um plano de Previdência Privada pode ser uma excelente escolha para um jovem que pensa num futuro mais confortável, uma pessoa de meia idade que queira um rendimento extra no futuro ou para os pais que querem garantir um bom estudo para os filhos.

Previdência Privada é com a protect!

Não deixe de falar com um dos nossos consultores para escolher o melhor plano de Previdência Privada para você. Juntos, com dedicação e disposição, é possível pensar em um plano que supra as suas necessidades e desejos para uma vida melhor no futuro. Clique aqui para falar com um consultor.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.