10 jan Os 5 probleminhas que podem crescer e destruir o seu negócio
Como diz o velho ditado “o diabo mora nos detalhes”. Muitas vezes, o que pode levar uma empresa à falência são problemas aparentemente bobos e, justamente por isso, não levados a sério.
Deixar seus negócios correndo riscos por problemas simples é um deslize que ninguém quer cometer. Por isso, preparamos este artigo, para alertar você e lhe ajudar a passar longe deles! Vamos conferir?
1. Não ter metas claras
Você sabe onde a sua empresa está? Aonde ela quer chegar? E como fará para alcançar esse objetivo? Para chegar a todas essas respostas, é preciso definir qual a meta da sua empresa e fazer um planejamento detalhado. É impossível chegar a algum lugar quando você não sabe para onde está indo!
Uma das metas que toda empresa deseja alcançar é aumentar a lucratividade e é somente com um planejamento que isso será possível. Invista em planejamento, observe e estude as tendências, tenha métricas e saiba utilizar os dados a seu favor na hora da tomada de decisões para atingir os seus objetivos.
Leia também: Guia de dicas: empreendendo com segurança.
2. Não registrar as operações
Você precisa criar o hábito e um sistema para registrar tudo o que é feito na sua empresa. Os processos administrativos, gestão de estoque, produção, vendas, absolutamente tudo. Dessa forma, fica muito mais fácil rastrear os possíveis erros e encontrar soluções que vão otimizar o seu trabalho. Como dito no item anterior, as métricas irão te ajudar com dados reais na hora da tomada de decisões.
3. Não se comunicar claramente
Quando você é gestor, você é como o capitão de um navio. Para não deixar o navio afundar, é imprescindível uma boa comunicação com a tripulação, garantindo que todos saibam exatamente o que fazer.
Uma equipe que não se comunica acaba ficando perdida, ociosa, perde tempo e acaba tendo muito retrabalho. Depois de definir as metas e os processos, defina muito bem as funções e se comunique de forma clara, não deixando seus colaboradores com dúvidas ou receios de se expressar e contribuir para melhorar o trabalho.
4. Não investir em uma boa equipe
Nunca economize esforços para montar uma equipe excelente para os seus negócios, afinal, são os seus colaboradores que vão garantir a qualidade do seu produto ou serviço. Escolha as melhores pessoas que puder e sempre invista em formação profissional.
Quando você reconhecer um talento na sua equipe, trabalhe para desenvolvê-lo ainda mais. Quando você explora todo o potencial da sua equipe o seu negócio evolui muito. Da mesma forma, funcionários desmotivados farão seus negócios patinarem, não trarão soluções e você é quem paga a conta no final.
Uma das formas mais básicas de deixar seus colaboradores motivados é proporcionando benefícios, por isso confira também o artigo ‘As vantagens do Vale-Refeição e do Vale-Alimentação para a sua empresa‘
5. Não pensar na segurança do seu patrimônio
Levar anos construindo um negócio, investir tempo, dinheiro, carinho, dedicação e perder tudo para um acidente é motivo mais do que suficiente para o Senhor Raivinha dar as caras. Por isso é tão importante garantir a segurança dos seus negócios.
Ainda tem alguma dúvida disso? Leia o nosso artigo: Vale a pena contratar um seguro? e entenda a importância de um seguro para garantir a sua tranquilidade!
Para cuidar do seu negócio com muito carinho, conte com a protect Soluções. Nós temos o seguro ideal para o seu caso. Para quem tem uma ou mais empresas, de pequeno ou médio porte, conte conosco. Faça agora uma cotação!
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