erros empreendedor 1

Vale a pena contratar um seguro?

Todo mundo quer que seus bens e conquistas durem o maior tempo possível. Para ajudar a preservar tudo isso foram criados os seguros, importantes ferramentas de planejamento financeiro. Mesmo assim, muitas pessoas ainda têm uma dúvida pertinente: vale mesmo a pena contratar um seguro?

Só para não ficarmos em cima do muro: em 90% dos casos a contratação de um seguro não só é recomendável, mas quase que obrigatória como forma de proteção financeira de pessoas e empresas.  Ainda assim, temos 10% dos casos em que cabe uma análise mais aprofundada, bastante pessoal mesmo e que só poderá ser definida de acordo com cada perfil. Cada pessoa e empresa sabe o que é melhor para si e deve colocar na balança os prós e os contras de se contratar um seguro.

Para decidir com a melhor informação possível, converse sempre com um corretor de seguros para que ele entenda a sua real necessidade e ofereça um plano que se adeque às suas necessidades, reduzindo seus custos e aumentando os benefícios.

Há casos e casos

Há casos em que é impensável não se ter uma proteção que garanta indenizações caso imprevistos aconteçam. Mas há, também, vezes em que o valor do seguro pode ser tão alto que o seu investimento não vale a pena.

Ao pensarmos em um seguro de viagem, por exemplo, fazê-lo é certeza de um bom negócio. O investimento é muito baixo quando comparado aos riscos que se corre, especialmente fora do país, com gastos médicos que podem abreviar a sua viagem e deixar uma conta para lá de salgada. A matemática é simples: você pagaria R$ 30 em um seguro viagem para economizar R$ 2.000 de um atendimento emergencial em um hospital americano? Acho que sim, não é mesmo? Um raciocínio parecido vale para quem vai viajar para o Nordeste mas não possui um plano de saúde com abrangência nacional.

contratar um seguro

No entanto, para se contratar um seguro, deve-se pensar em uma série de variáveis, pois é justamente assim que o seu valor é calculado. No caso do seguro de automóvel, por exemplo, a idade e o sexo do condutor vão influenciar diretamente no valor final da apólice. Para um carro mais novo, o seguro pode ser essencial, pois o prejuízo pode ser grande caso aconteça algo.

Já o seguro de um carro mais antigo pode não ser um bom negócio, considerando o valor venal do bem; porém, mesmo neste caso, o que acontece se o dono deste veículo antigo bater em uma BMW? Prejuízo gigantesco na certa, a não ser que o proprietário tenha contratado uma apólice mais simples que preveja a cobertura de responsabilidade civil danos materiais.

 

Descubra aqui o que interfere no preço de um seguro.

 

Verifique a sua realidade pessoal e financeira

Por isso, o que vai determinar se vale a pena contratar um seguro é saber exatamente a sua realidade financeira e os riscos que você está disposto a correr. Na maior parte das vezes, o desconhecimento é o que acaba pesando pela não contratação dos seguros. Todas as pessoas e empresas estão expostas a riscos que podem ser protegidos por um bom seguro a preços relativamente baixos.

Um exemplo simples é o seguro residencial que contemple a cobertura de responsabilidade civil familiar (RC). Para leigos, pode parecer algo sem sentido, até pelo nome rebuscado. Mas quantos moradores de prédios não tiveram que pagar, minimamente, o conserto do forro do banheiro do vizinho de baixo devido à infiltração causada pelo rompimento de canos? Baita exemplo de prejuízo que pode ser contornado com a cobertura de RC…

contratar um seguro

Considere as vantagens extras ao contratar um seguro

Outro fator a se considerar é que contratar um seguro pode trazer uma série de benefícios extras. Hoje em dia, muitos seguros residenciais e empresariais oferecem serviços de assistência 24h de encanador, eletricista e chaveiro, por exemplo, que são serviços que estão cada vez mais caros, além de ser difícil achar profissionais de confiança para visitar sua residência no meio da madrugada.

Não esqueça da protect!

E não esqueça de conferir as opções em seguros que só a protect oferece para você. Com um atendimento personalizado, você consegue contratar seguros de todos os ramos sob medida, pagando um preço justo pela cobertura que você precisa. Confira nossas soluções e entre em contato conosco agora!